O objetivo principal do projeto social é preparar os jovens para a saída do abrigo aos 18 anos de idade. Permitir que tenham uma posição profissional com perspectiva de futuro e total autonomia para se manterem em crescimento e desenvolvimento em sua vida madura. Criar um fluxo de trabalho que permita o desenvolvimento de futuros adultos, que irão contribuir positivamente com a sociedade e com sua própria condição social e felicidade.

Objetivos Específicos

Com os jovens:

  • Preparação profissional.
  • Desenvolvimento de habilidades.
  • Crescimento intelectual e cultural.
  • Formação de liderança.
  • Perspectiva de futuro.
  • Melhora no relacionamento pessoal.
  • Autoestima e confiança.
  • Responsabilidade social.
  • Estímulo à definição de objetivos e metas.
  • Perseverança e engajamento.

Público Alvo

Jovens do sexo masculino ou feminino, com a idade entre 14 a 17 anos e 11 meses; Incluem-se mães na mesma faixa etária.

Metodologia

São 3 pilares que formam a base que dará a sustentação necessária para a formação dos jovens.
A Sentido Vital irá promover o desenvolvimento contínuo de 2 pilares:

1- CAPACITAR
Esta etapa tem por objetivo preparar os jovens para mercado de trabalho, para que possam sentir-se seguros ao buscar uma colocação. Os temas trabalhados são: leis trabalhistas, busca profissional, elaboração de currículo, processo seletivo, carreira, etc.

2- FORMAR
Acreditamos que apenas conhecimento é pouco para engajar os jovens no melhor que podem ser. Garantir que tenham uma base sólida de princípios, com os quais possam olhar de uma maneira diferente para a vida, será fundamental para construção de sua de personalidade/caráter como adulto.
Por meio desta base, traremos luz a todas as demais áreas a serem desenvolvidas pelos jovens, criando um impacto positivo em todas as áreas de suas vidas.

Os princípios universais que utilizamos como base são: integridade, responsabilidade, ética, humildade, perseverança, fidelidade, coragem, justiça, paciência, empatia, simplicidade, modéstia, excelência, etc.

O terceiro pilar será regido pelo trabalho de voluntários administrados pela Sentido Vital, em
conformidade com a instituição:

3. DOAR

A palavra D.O.A.R forma as 4 possibilidades de contribuição que irão agregar valor ao projeto:

D – DOM
Um dom é algo que alguém faz muito bem. Existem dons naturais, com os quais apresentamos facilidade desde muito cedo. Outros são dons adquiridos com a experiência de vida e profissional.

Muitas vezes aprendemos em família segredos que são passados de geração para geração. Seja uma receita, um jeito especial de reunir a família, os segredos de uma profissão.

Em outros momentos, aprendemos algo valioso de um colega, um superior que dedicou tempo em repassar dicas de como ser um mestre no seu ofício.

Fato é que todo dom pode ser ensinado e lapidado para criarmos novos talentos.

Todo voluntário poderá desenvolver seu plano de ensino gerando muito valor a estes jovens. Podem ser explorados conhecimentos diversos, como, por exemplo administração financeira pessoal, folha de pagamento, sommelier, dança (do ventre, de salão, samba rock, zouk, gafieira, forró, etc), designer, yoga, informática, culinária, arte, vendas, negociação, hotelaria, etc.

O – OPORTUNIDADE
O que fará a grande diferente para os jovens será a oportunidade de agir colocando em prática o conhecimento adquirido. Com a busca de parcerias, a Sentido Vital irá auxiliar o cadastro dos jovens em programas de aprendizes (a partir dos 14 anos) e/ou vagas de empregos efetiva – CLT (a partir dos 16 anos). Os parceiros também podem oferecer oportunidade de estágios curtos para conhecer a rotina da empresa, praticar ou apenas acompanhar, garantindo a vivência necessária para assimilação do que é a vida profissional adulta e quais são suas possibilidades.

Os períodos de estágios para conhecimento podem ser de 1 dia, 1 semana, 1 mês ou mais de acordo com a disponibilidade da empresa. Pode ser feito um trabalho individual ou em grupo com os jovens.

A – APRENDIZAGEM
A melhor inspiração é conhecer pessoas que transpuseram dificuldades, se superaram e seguem suas vidas com sucesso.

Todas as pessoas possuem histórias de sofrimento e superação; dificuldade e conquista; tristeza e alegria. Somos seres humanos, com contextos de vida muito parecidos, e a referência de que a vida pode sempre ser melhor, independente do que esteja acontecendo, é uma grande inspiração.

A carreira de um grande executivo, diretor, gerente, empresário, empreendedor, de um profissional que veio trabalhar no Brasil de outro país e teve que se adaptar à cultura; histórias de superação em relação a saúde, dependência química, contextos familiares, dificuldades financeiras, etc. Todas estas histórias e experiências serão bem vindas para a construção de um elo forte e encorajador aos jovens.

R – RECURSOS
Toda doação que irá contribuir com o desenvolvimento dos jovens será bem vinda. O objetivo do projeto é garantir a oportunidade de capacitação e formação dos jovens. Por conta disto, os recursos considerados como doação serão:

• Materiais escolares/escritório (caderno, lápis, caneta, borracha, apontador, folha sulfite, etc).
• Livros, Audiobooks, DVDs, etc.
• Computadores, impressoras.
• Espaço para eventos
• Equipamentos audiovisuais para os eventos
• Materiais de primeira necessidade: roupas, alimentos, higiene pessoal e etc.

Cronograma

Frequência mínima – Sentido Vital: mínimo de 1 vez por semana.

Voluntários: Será organizado de acordo com a demanda, podendo ser reorganizada a grade a cada 3 meses.


voltar para o Topo